PRÓLOGO:

A laje, personagem de tantas piadas para uns e endereço de tantos eventos para outros, no documentário “Depois Rola o Mocotó” é a nossa protagonista. Unanimidade em 99% das casas das favelas cariocas a partir da década de 90, hoje, é ícone de uma cultura das periferias das capitais de todo o Brasil.

As favelas parecem brotar do solo das metrópoles do país, como flores que nascem do cimento, insistindo em nascer nos espaços onde aparentemente já não se pode. E, estranhamente, poucas vezes nos perguntamos: Como aquela casa foi parar ali? Como essas casas são construídas? Afinal, quem são esses grandes empreiteiros da cidade, que constroem casas e batem lajes favelas afora, aparentemente à velocidade da luz? Quem são os donos dessas casas e como se organizam para conseguirem mão de obra para a construção?

TEM MOCOTÓ NA MOSTRA INTERNACIONAL DO FILME ETNOGRÁFICO


Na próxima segunda feira, 30 de Novembro vai rolar o Mocotó na Mostra Internacional do Filme Etnográfico as 18h no cinema do Museu da República - Rua do Catete, 153.
Este é um belissimo festival que já está na sua 14ª edição. Serão 100 filmes exibidos entre os dias 26 de Novembro e 04 de Dezembro, no Museu da República, Museu do Folclore, Centro Cultural da Caixa e SESC Flamengo.
Entre as programaçoes imperdiveis, além do Mocotó é claro, está a oficina com Vincent Carelli, coordenador e idealizador do projeto Video nas Aldeias
A programçao é toda gratuita e está completa no site.

Nenhum comentário:

Postar um comentário